6 dicas infalíveis para seu filho beber mais água

Água é fundamental, isso todos nós já sabemos. Mas, muitas pessoas têm dificuldade em beber a quantidade ideal de água por dia, seja por esquecimento, falta de rotina ou por não gostarem mesmo. Se para alguns adultos já é difícil, para crianças isso pode ser ainda mais complicado. Mas, não se preocupe siga estas nossas dicas para ajudar seu filho a beber mais água.

1 – Dê o exemplo.

Aquele ditado popular que diz “faça o que eu digo, não o que eu faço” é um equívoco. Crianças têm nos adultos as referências de certo e errado. Se elas veem que seus pais não bebem água, dificilmente adquirirão o hábito.

Dizer para a criança fazer algo quando você está ao seu lado fazendo o contrário cria um estímulo divergente na mente da criança, ela instintivamente quer ser como os pais, então acaba por ignorar a ordem e passa a assimilar o que está vendo. então, se quer que elas bebam água beba você também.

2 – Não tenha pena da criança

Isso mesmo, não tenha pena de oferecer água para seus filhos. É comum que pais sintam um aperto no coração de privar seus filhos de refrigerantes e sucos, muitos imaginam que isso é radical demais e que pode fazer com que a criança sofra.

Se você ficar oferecendo bebidas cheias de açúcar, coloridas, gaseificadas para seus filhos, fará com que essas opções pareçam mais agradáveis do que a água. Estas bebidas têm grande poder viciantes, quanto mais seus filhos consumirem mais eles irão querer consumir.

Por isso, faça com que a água seja a opção mais acessível a eles. Caso não queira cortar definitivamente as bebidas industrializadas (o que nós recomendamos fortemente) deixe-as apenas para datas comemorativas e dias específicos, no dia-a-dia? Apenas água.

3 – Deixe a água facilmente acessível

Seus filhos estão brincando, correndo, jogando futebol, enfim, gastando energia e suando. Inevitavelmente eles sentirão sede. Agora imagine a situação, eles chegam na cozinha e a água está no filtro em uma bancada alta, já o refrigerante ou o suco estão na porta da geladeira prontos para serem consumidos. Qual você acha que ele pegará?

Então, deixe garrafinhas sempre próximas a eles, se estão brincando faça com que a água esteja próximo a onde estão brincando, se a criança sentir sede vai querer se hidratar e se a água estiver ao seu lado será muito mais atrativa até do que a bebida industrializada lá longe na cozinha.

4 – Faça disso um hábito desde cedo

Esta fica é especial para quem tem crianças muito pequenas em casa. Nosso paladar se desenvolve muito nos primeiros anos de vida, acostumar os pequenos desde cedo à uma dieta saudável, rica em legumes e verduras, é a melhor forma de garantir que a criança crescerá apreciando este tipo de alimentação. O mesmo vale para a água.

5 – Não seja radical

Já essa dica é para quem tem filhos em idade um pouco mais avançada, que já estão acostumados a matar a sede com sucos e refrigerantes. Nenhum hábito é modificável de uma hora para outra. Se você um dia decidir cortar totalmente tudo que seu filho já consumia e passar a obrigá-lo a tomar água ele, provavelmente, rejeitará de imediato a ideia. Inclusive ele poderá sofrer com irritação e ansiedade.

Faça a mudança gradualmente, aos poucos vá reduzindo a quantidade de bebidas industrializadas e aumentando a quantidade de água, faça isso de modo que ele naturalmente passe a associar a sede com água e não mais com sucos e refrigerantes.

Uma boa forma de conseguir essa evolução é um acordo, para cada copo de refrigerante ou suco que ele queira, precisará tomar um de água, dessa forma você consegue fazer com que ele beba água, além de diminuir a quantidade de outras bebidas que ele conseguiria tomar.

6 – Brinque com seu filho

Divirta-se com ele, brinque, corra, pule, faça com que ele se canse e tenha sede. Além de ser um momento de forte ligação entre vocês, isso fará com que ele precise de mais água.

Com essas dicas esperamos que você consiga fazer com que seu filho tenha uma qualidade de vida maior, mais saúde e principalmente hábitos mais saudáveis para que possa crescer forte.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp