Bisfenol-A: Você ingere sem saber e adoece sem querer

arte para blog bisfenol 2

Dia quente e você morrendo de sede, e só tem aquela água morna da garrafinha que está há dias debaixo do sol?

Nem pense em beber!

Você imagina o motivo? Não? Nem a gente imaginava! É que as garrafas de água são feitas de plástico. Mais especificamente, um tipo de plástico chamado politereftalato de etileno, o PET. Este material, quando é aquecido, libera o composto químico chamado Bisfenol-A que, embora pareça inofensivo, é potencialmente nocivo à saúde!

Talvez você não conheça o Bisfenol-A, que também chamado de BPA, mas certamente você já esteve em contato com ele mais vezes do que pensa. O BPA está por toda parte, em revestimentos internos de latas de alimentos, embalagens plásticas em geral como potes que vão ao micro-ondas e até em acessórios automobilísticos e óculos de sol.

Mas é nos acessórios infantis, como mamadeiras, copos de criança e chupetas, que reside a maior preocupação pois, por serem menores, as crianças estão mais sujeitas aos perigos dessa substância que pode causar sérios danos à saúde. Por este motivo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o BPA em mamadeiras. Contudo, ficaram de fora ainda os outros utensílios de plástico utilizados pelos pequenos.

O BPA pode desequilibrar o sistema endócrino, alterando a ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como propiciar a proliferação das células de gordura, causar danos ao coração e aumentar o risco de câncer.

Uma alternativa para as empresas foi buscar a fabricação dos produtos utilizando o polipropileno (PP) ao invés do policarbonato (PC) que contém BPA. O Polipropileno é um plástico internacionalmente inquestionável e já dispõe de todas as licenças necessárias.

Você, consumidor, deve buscar também produtos BPA-Free.

Ficou preocupado né?! Mas nós vamos te ajudar!

Logo abaixo seguem alguma dicas para você diminuir a sua exposição ao BPA:

  • Jamais esquente ou leve ao freezer bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido ou resfriado;
  • Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos;
  • Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Não utilize detergentes fortes, esponjas de aço ou máquina de lavar louça para lavar esses recipientes;
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o Bisfenol-A é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas;
    Para os plásticos, fique atento aos símbolos de reciclagem 3 (PVC) e 7 (PC) nas embalagens, pois podem conter BPA;
  • Sempre use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês;
  • Não imprima extratos e comprovantes pois o Bisfenol-A também é usado como componente do preparador de cor em papéis térmicos. Prefira as versões digitais, como a comprovação do débito por SMS, por exemplo.

 

Lembre-se: o material que tem BPA é o policarbonato (PC), todos os demais estão livres de dele!

 

Comente

Condições especiais e frete grátis!*

LIGUE AGORA

(21) 2263-7598
(21) 97261-0377 (WhatsApp)

Sua loja Acqualive bem mais perto de você.

Faça-nos uma visita:
Av. N. S. de Copacabana, 836 Sobreloja 202 – Copacabana

E-mail: sac@www.acqualiverio.com.br

*isenção de frete para o Estado do RJ